Tudo indica, por exemplo, que a onda do drink sem álcool (ou teor alcoólico reduzido) não só vai continuar, como deve aumentar. O tahine, ingrediente fundamental do homus, que bombou em 2023, promete brilhar em outras receitas neste ano.
Quando o assunto são alimentos e bebidas, sempre há novidades entre as indicações dos especialistas, mencionando ingredientes, pratos, bebidas e quais comportamentos do consumidor devem ditar as regras do setor. Para traçar um saboroso panorama, dentre as 10 tendências listadas pela revista ELLE em dezembro, destacamos oito principais para a gastronomia em 2024. Confira:
Drink com sabor de prato principal
Deixe de lado os coquetéis doces e abra espaço para os goles com perfis de sabores de pratos salgados tradicionais, com muito umami, amargo e condimentado. “Vemos essa atualização como uma forma de brincar mais com os sentidos do consumidor e trazer novas sensações, instigar o encantamento e o sentimento de novidade”, explica Hanne Lima, especialista em tendências na WGSN.
Drink sem álcool (ou com um pouquinho só)
“Se foi uma aposta em 2023, com certeza se consolidará nas cartas de drinks no próximo ano”, diz Pati Abbondanza, sócia-fundadora do FoodLab. Segundo pesquisa do Datassential, quase metade dos consumidores (49%) está interessada por coquetéis com baixo teor alcoólico e 45% deles querem beber mais “mocktails” artesanais, ou seja, drink sem álcool não industrializado.
Conhece o Hugo Spritz?
Aproveitando a onda, um dos coquetéis que prometem brilhar em 2024 é o Hugo Spritz, drink com pouco álcool que também pode ser feito alcohol-free (sem álcool). A mistura com xarope de flor de sabugueiro, prosecco e água com gás, a bebida é a bola da vez segundo o Yelp (guia urbano e rede social popular nos Estados Unidos), que aponta um crescimento de 1.121% nas buscas pelo coquetel em 2023.
De olho na água
O calor e a seca generalizados no mundo estão entre as preocupações atuais do consumidor. Por isso, na lista da WGSN, uma tendência será o investimento das marcas em alimentos e bebidas que minimizem a pegada hídrica e apoiem a gestão sustentável da água. “O foco em redução de uso de água inclusive é um direcionamento geral para várias indústrias: de alimentos e bebidas até o mercado de beleza e de interiores”, relata Hanne Lima, da WGSN.
Tropicalize-se
Entre as tendências sinalizadas pelo Pinterest Predicts, a estética tropical vai voltar a tomar conta de receitas, estar presente na moda e até servir de inspiração para decoração. A busca na plataforma por “coquetel de abacaxi sem álcool” aumentou 70%. Já o termo “bolo de abacaxi invertido” teve um crescimento na procura de 50% e o tema “decoração tropical chique” subiu 110%.
Alimentos com plantas reais
Por mais que seja inegável o sucesso de carnes de laboratório, em 2024 haverá o “renascimento” de alimentos plant-based feitos com plantas de verdade, como hambúrgueres vegetarianos e pratos principais com leguminosas, castanhas e sementes. Essa é a principal tendência alimentar apontada pela rede de supermercados Whole Foods.
Mood food
Segundo relatório da Loudtt, saúde e bem-estar permanecerão como foco principal dos consumidores. Nesse cenário, a chamada “mood food” está entre os destaques para o futuro próximo. “O conceito de ‘alimentação do humor’ é baseado na ideia de que certos alimentos podem ter um impacto nos neurotransmissores e hormônios que regulam o humor, como serotonina, dopamina e cortisol”, explica Andre Rodrigues, fundador da Loudtt.
Tahine, o molho à base de gergelim, vem com tudo!
O homus e suas variações viralizaram no ano passado, mas um de seus principais ingredientes promete brilhar ainda mais agora, em 2024. Segundo o painel de tendências da Specialty Food Association, nos Estados Unidos, o tahine é um fenômeno de crescimento rápido. Essa pasta de sementes de gergelim tem sido usada em pratos que misturam diferentes culturas e até em bebidas, como milkshakes e cafés.
Um ano picante
Vários relatórios trazem um elemento picante entre suas apostas. A Specialty Food Association classificou a pimenta calabresa como uma estrela em ascensão. Já a Whole Foods arrisca suas fichas na guajillo como a pimenta mais popular em 2024. E o Dataessential aponta o molho ranch picante como um dos dez alimentos a crescer neste ano.
Chocolate sem cacau
E aqui uma aposta arriscada: o chocolate sem o seu principal ingrediente. Diante de uma produção de cacau cheia de intempéries sociais e ambientais, o chocolate alternativo (produto que tem gosto, cheiro, derrete e quebra como o chocolate, mas sem o uso da amêndoa do cacau) é uma novidade que tende a ganhar espaço para o próximo ano, principalmente entre o público que busca por inovações, segundo a WGSN. Será que agora a alfarroba finalmente deslancha?
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