Pesquisa mostra queda no consumo per capita; em São Paulo, evento Softdrinks Tech 2025 discute tendências do setor
São Paulo – O consumo de bebidas alcoólicas vem apresentando queda no Brasil e em diversos países, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e pesquisas recentes, como o Datafolha. Essa mudança de comportamento tem aberto espaço para a expansão das bebidas não alcoólicas e de baixo teor alcoólico, setor que se prepara para seu principal encontro regional: a Softdrinks Tech 2025, que será realizada em São Paulo nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca.

De acordo com a OMS, o consumo médio anual de álcool no Brasil caiu de 8,6 litros por pessoa em 2010 para 7,7 litros em 2019. No cenário global, a média também recuou, de 5,7 litros para 5,5 litros no mesmo período. Entre jovens de 15 a 19 anos, a prevalência de consumo caiu de 26% em 2016 para 22% em 2019. No entanto, o padrão de consumo abusivo ainda preocupa: na faixa etária de 18 a 24 anos, no Brasil, a prática passou de 25,8% em 2022 para 32,6% em 2023, segundo a pesquisa Covitel. Segundo pesquisa Datafolha realizada entre 8 e 11 de abril de 2025, com 1.912 entrevistados em todo o país, 49% dos brasileiros adultos não consomem bebidas alcoólicas e dentre os que consomem, 53% afirmam ter reduzido o consumo no último ano
A tendência de redução no consumo regular se reflete também em mudanças no mercado. Relatórios internacionais apontam que a categoria de cervejas sem álcool cresceu 9% em 2024, tornando-se o segmento de maior expansão no setor. Estima-se que bebidas não alcoólicas e de baixo teor alcoólico possam movimentar bilhões de dólares globalmente até 2028.
É nesse contexto que a Softdrinks Tech 2025 se consolida como o único evento da América do Sul dedicado exclusivamente ao setor no-low alcohol. A feira, promovida pela TRIOXP Feiras e Eventos, empresa com mais de 30 anos de experiência em congressos e exposições, reunirá quase 40 empresas, além de oferecer a 4ª Conferência da Indústria de Bebidas Não Alcoólicas, a 4ª Conferência Nacional dos Produtores de Kombucha, oficinas de drinks não alcoólicos, rodada de negócios e o prêmio Batalha dos Sabores.
Segundo a CEO da TRIOXP, Lucia Abdala, o evento atende a uma demanda crescente. “Oferecer alternativas não alcoólicas vai além da tendência. É uma resposta às necessidades de públicos que não consomem álcool por razões de saúde, estilo de vida ou inclusão. Nosso objetivo é criar um espaço de negócios e inovação para este mercado em expansão”, afirma.
Com debates técnicos, apresentações de novas tecnologias e experiências sensoriais, a Softdrinks Tech 2025 pretende não apenas acompanhar, mas impulsionar o movimento de transformação no setor de bebidas diante de mudanças já consolidadas no comportamento dos consumidores.
Sobre a Softdrinks Tech
O evento, promovido pela TRIOXP Feiras e Eventos — empresa com mais de 30 anos de experiência em feiras e congressos inovadores — é o único na América do Sul com foco específico na indústria de bebidas non‑alcohol e low‑alcohol.
Serviço: Softdrinks Tech 2025
- Data: 31 de agosto a 1º de setembro de 2025
- Local: Centro de Convenções Frei Caneca, São Paulo
- Formato: Exposição, conferências, workshops e oficinas profissionais (softdrinks.com.br)
Para mais informações e entrevistas:
Valle da Mídia Assessoria de Imprensa
Christian – (11) 99904-6632
Rodrigo – (11) 98415-5507